Clareamento dental

O clareamento dental é uma microlimpeza da estrutura do dente. Por causa de pigmentos externos, com o passar do tempo, o dente fica com uma cor mais amarelada.

Por meio da ação dos radicais livres, como oxigênio, é provocada a oxidação dos pigmentos orgânicos agindo na oxidação de proteínas e aminoácidos, além da possibilidade do clareamento da estrutura mineral do dente.

Alguns cuidados necessários quando se faz clareamento

• Evite consumir alimentos e bebidas com corantes, como o café ou o vinho (se não for possível fugir dessas bebidas, canudos podem ser bons aliados);
• Não utilize enxaguantes bucais coloridos ou que tenham álcool em sua composição;
• Evite o uso de tabaco;
• Mantenha uma rotina de cuidados com a higiene dental, escovando os dentes 30 minutos após as principais refeições;
• Visite o dentista regularmente para limpeza dos dentes.

Tipos de Clareamento

O tratamento mais comum é com o uso de moldeira e gel clareador. A moldeira é de silicone feito sob medida, de forma que se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente. Nela, se aplica o gel clareador que vai entrar em contato com os dentes por um período de 30 minutos a 1 hora. Normalmente, o tratamento costuma durar cerca de três semanas.

Existe também a opção de fazer o clareamento no próprio consultório com um especialista. Nesse caso, o paciente ativa o gel clareador através de um laser ou luz led, sendo necessárias pelo menos três sessões para que o clareamento seja feito. Por isso, costuma ser muito comum que os pacientes fiquem divididos na hora de escolher qual é a melhor opção. Mas a verdade é que não existe muita diferença no resultado final. Por isso, é muito importante conversar com seu dentista.

× Agende uma consulta