A endodontia é um ramo da odontologia que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente. Os procedimentos dessa área são realizados para tratar de problemas internos dos dentes, como o tratamento de canal.
Essa especialidade, além de eliminar os sinais e sintomas de patologias ligadas à polpa, salva e mantém o dente na boca, esquivando futuros custos com implantes.
Quando há cáries profundas e quando o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave, lesionando, necrosando ou inflamando de maneira irreversível a polpa dentária (o nervo).
Visitas periódicas ao dentista são suficientes para que seja possível identificar se há cáries em formação ou não. Quanto antes o diagnóstico for realizado, melhores são as chances de que o tratamento possa ser feito de forma mais simples e rápida. Esperar até que o problema se desenvolva, além de dificultar o tratamento, pode contribuir para agravar o quadro.
Algumas pessoas acreditam que, realizado o tratamento de canal, aquele dente não terá mais cáries, mas esse é um equívoco que pode prejudicar a saúde do paciente. Mesmo que o dente não tenha mais “vida”, ele pode ser cariado como antes.
No tratamento de canal, é efetuada a remoção da polpa e a posterior obturação dos canais. Após esse processo, é feita uma restauração, com o propósito de manter a estética do dente e evitar a recontaminação. Se o paciente deixar de higienizar adequadamente a área, a restauração feita para fechar, o dente pode ser cariado novamente — e a bactéria, mais uma vez, pode atingir o restante da estrutura dentária.