Odontopediatria

Área responsável por identificar e tratar problemas de saúde bucal dos pacientes que ainda estão na fase da infância, além de indicar maneiras de melhorar a higiene bucal dos pequenos.

A grande diferença aqui é a habilidade que temos de realizar um atendimento lúdico, ou seja, o odontopediatra irá transformar o consultório em um ambiente que a criança se sinta bem.

Quando é preciso levar o pequeno?

O quanto antes a família levar o bebê ao odontopediatra, melhor. Mesmo que ele ainda não tenha os primeiros dentinhos, o profissional pode avaliar as gengivas e língua e identificar malformações.

O importante é não adiar a primeira consulta para que a criança comece a fazer a prevenção e a se acostumar com o consultório, materiais e procedimentos.

Sem contar que as consultas regulares permitem que um simples problema bucal não tome grandes proporções, o que exigiria um tratamento mais longo e incômodo para a criança.

Quais os problemas dentários mais comuns na infância?

Em crianças, as cáries são os problemas mais comuns por diversos motivos. Nos bebês, a cárie de mamadeira (infecção que surge em crianças como consequência do consumo frequente de bebidas açucaradas e maus hábitos de higiene bucal). Isso ocorre devido ao acúmulo de placas bacterianas, que é normal, e às dificuldades na hora de escovar os dentes e de fazer a higienização completa, além do consumo excessivo de doces e alimentos com alta concentração de açúcar, que também colabora para as chances de que esse acúmulo de placas bacterianas evolua para uma cárie.

× Agende uma consulta