Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

O acompanhamento especializado com ortodontista, por meio de avaliações e exames de imagem, é essencial para garantir a saúde dos dentes e harmonia do sorriso.

Por que procurar o ortodontista?

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Além disso, ter os dentes desalinhados pode ocasionar um estresse adicional aos músculos de mastigação, gerando dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular, também conhecida como síndrome ATM, e dores na região do pescoço, dos ombros e, em casos mais graves, causar desconforto até mesmo das costas.

Conheça os 3 tipos de ortodontia

Ortodontia preventiva
A ortodontia preventiva tem o objetivo de preservar o desenvolvimento da oclusão ou minimizar possíveis alterações dento-esqueléticas, com o propósito de evitar a necessidade de extração de dentes permanentes e, sempre que possível, do uso de aparelho fixo.

Ortodontia interceptativa
Esse tipo de ortodontia é mais usada quando o profissional descobre o início de um problema ortodôntico. Com ela, podemos evitar um tratamento mais complexo no futuro. Entre os problemas que podem ser evitados com esse tipo de ortodontia estão: mordida cruzada, perda do comprimento do arco, e oclusão traumática.

Ortodontia corretiva
Já a ortodontia corretiva é a opção indicada quando há a necessidade de corrigir problemas de oclusão e posicionamento, seja ela permanente ou mista. Esse tipo de tratamento normalmente é o mais comum, já que muitos pacientes acabam deixando para tratar de seus dentes quando o problema já está instalado na cavidade oral.

× Agende uma consulta